segunda-feira, 24 de junho de 2013

O bom humor e O Pequeno Nicolau





Considerado um dos grandes clássicos para a infância na França, Le Petit Nicolas ou O Pequeno Nicolau é um personagem da literatura para crianças, criado pela imaginação e fantasia dos autores franceses René Goscinny e pelos desenhos de Jean-Jacques Sempé. A série de histórias humorísticas e ilustradas nasceu em 1959, e foi publicada nas Revistas Francesas "Sud Ouest", "Dimanche" e "Pilote", contando a vida cotidiana de uma criança durante os anos 1950, juntamente com os colegas de escola, a professora, seus pais, e tantos outros personagens que Nicolau encontra na escola ou fora dela.

O bom humor do livro e do filme se desenvolve por meio de um estilo narrativo muito singular que nos interessa destacar: as aventuras são narradas em primeira pessoa pelo pequeno Nicolau, segundo o seu ponto de vista. Ou seja, a expressão típica do olhar de uma criança dos anos iniciais da escola de ensino fundamental para o mundo e os outros. O pequeno Nicolau é um dos primeiros exemplos na literatura moderna para crianças em que a experiência de interpretação do mundo é vista pelos olhos da criança e não dos adultos. E isso se materializa no filme também pela escolha das tomadas das imagens em que câmera mostra o mundo a partir do lugar e ponto de vista da criança que vê.

O filme começa com a clássica pergunta “O que você quer ser quando crescer?” ...e após o filme, a leveza de ser criança inspira o registro da estudante Victoria: 

“Esse filme, traz uma grande criatividade do começo ao fim e busca entreter a família com muitas risadas. Um filme que trata da educação rígida e que mostra momentos entre a imaginação da criança e a realidade dos adultos,um filme com muita emoção e cenas para refletir sobre a educação e sobre a família.

Retrata a personalidade de cada aluno, características muito próprias e clássicas para cada criança na sala de aula, um humor que traz a realidade da sala de aula, Nicolau vive uma infância plena, tranquila e feliz., em uma das atividades da professora ele vive um pequeno dilema pois a professora pergunta o que a cada aluno gostaria de ser quando crescer, o menino nem sabe o que responder.

Mas o primeiro sinal vem através de amadurecimento, quando surge uma desconfiança sobre a mãe estar grávida, ele começa a ter pensamentos muito preocupados sobre isso, graças ao que está acontecendo com o amigo que passa pela mesma situação.



A grande sacada do filme é o mundo pelos olhos da criança, que é o pequeno Nicolau, duas histórias são contadas através do filme, o problema pessoal da imaginação fértil de Nicolau e o problema profissional de seu pai, o filme é muito bem elaborado e traz muitas risadas e pensamentos sobre a criação dos problemas na cabeça das crianças, vale a pena ver e também ser apresentado na escola para uma discussão sobre como tratar os problemas pessoais com as crianças.” (Victória R. Gonçalves, 4ªf Pedagogia da UFSC)

5 comentários:

  1. Priscila Tamara Odorizzi25 de junho de 2013 às 21:56

    Muito legal o filme mostrar essa visão da criança sobre certas situações. E é legal pra pensarmos as explicações e encucações que a criança cria quando não tem conhecido sobre algumas coisas, como no caso do Nicolau sobre o que ele acreditava ser a gravidez da mãe. Trazendo essa visão, o filme foge dos padrões, onde geralmente a visão que os filmes trazem é a do adulto.

    ResponderExcluir
  2. O filme é muito divertido, parte do olhar da criança sobre o mundo. O mesmo traz elementos importantes, (nos fazendo refletir), como o poder da imaginação das crianças. Por isso recomendo para qualquer idade, criança, jovem, adulto e idosos.
    O pequeno Nicolau é o protagonista do filme, sua história se passa em dois lugares principais, ou seja, no âmbito educacional e no âmbito familiar. Nicolau viveu muitas aventuras e até mesmo algumas travessuras, juntamente com seus amigos, ele teve uma infância feliz. Por isso, Nicolau não sabia o que queria ser quando crescer, porque sua vida era boa, e não queria que ela mudasse.

    ResponderExcluir
  3. O filme é muito interessante. Uma possibilidade de ver como a criança faz a interpretação do mundo que a rodeia . Olhar as situações por outros olhos, pelo olhar infantil, poderia ser a definição do que se vê neste filme. Além desta característica existem outras que merecem destaque por exemplo o humor que esta presente, a imaginação, a apresentação da escola em outro tempo, onde meninos e meninas estudam e brincam separados. Muito bom e veio completar a sequencia de filmes que assistimos na disciplina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diante de várias escolhas da última aula de hoje, e também por tudo que o filme contém de certo supera muitas expectativas, além de que é um filme que retrata várias nuancias: a criança que estar sempre feliz, de bem com seus amigos, coorperação com o que não aprende,o poder da imaginação que mesmo numa idade já um pouco avançada não torna super infantil o enredo do filme, que toda criança deve e pode imaginar para poder fugir de seus medos, para poder fazer uma bela frase, um texto criativo, uma apresentação de teatro, elementos pertinentes e possíveis que podem ser trabalhado na sala de aula. Muito bom a escolha.

      Excluir
  4. Como a criança interpreta o mundo?
    O pequeno Nicolau desnaturaliza a visão de que criança "não" pensa. O filme traz componentes do universo infantil onde o medo, a imaginação, as dúvidas são elementos de apropriação de mundo. Olhar o mundo pelos olhos das crianças, faz refletir a nossa própria compreensão de criança. Além disso, os meninos do filme nos proporcionam uma boa aula de trabalho de grupo, companheirismo, amizade. Vale a pena.
    Ivana Martins da Rosa

    ResponderExcluir